Restaurante espanhol usa truque para cobrar 4,5 euros por água gratuita

Restaurante espanhol usa truque para cobrar 4,5 euros por água gratuita

Já imaginou pagar 4,5 euros por um copo de água da torneira? Acontece no restaurante La Olma de Pedraza, em Segóvia, Espanha. Segundo o proprietário, a água é gratuita, como manda a Lei de Resíduos e solos contaminados, mas cobra por servi-la.

“Serviço de água da torneira (por pessoa), a água oferecemos”, pode ler-se na ementa do restaurante. Uma prática que lhe valeu uma denúncia da FACUA, uma associação de consumidores. A organização considera que os responsáveis do estabelecimento estão a fazer “uma interpretação distorcida da lei”, lê-se no ABC.

A lei espanhola estabelece, desde abril de 2022, que os estabelecimentos hoteleiros e de restauração são obrigados a oferecer a possibilidade de consumo de água não engarrafada de forma gratuita.

Em declarações ao ABC, o proprietário do restaurante, Sergio Blázquez, defende-se: “Tudo nesta vida tem um preço e só peço que nos deixem cobrar pelo nosso trabalho. Um copo de água não é apenas um copo de água. Implica comprar o copo, limpá-lo, levá-lo à mesa, lavá-lo na máquina de lavar loiça, assumindo esse gasto de eletricidade.”

Blázquez alega ainda que a água daquela localidade não tem qualidade. “Jamais beberia água da torneira”, aponta. Assim, a cobrança acaba por ser também dissuasora, já que o cliente pode optar por uma água filtrada e engarrafada no restaurante, que custa 2,75 euros

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Would you like to receive notifications on latest updates? No Yes