Apesar de a Ducati ser normalmente uma das fabricantes que traz mais novidades e inovações tecnológicas ao MotoGP, a Aprilia parece estar a trabalhar num novo componente que promete ser uma revolução na categoria devido ao que pode trazer em termos de vantagens aerodinâmicas.
O MotoGP continua a evoluir com as construtoras a tentar ganhar cada vez mais milissegundos em pista, mas a fábrica de Noale pode trazer algo nunca antes visto na categoria e que de acordo com o Motosan já foi usado na Formula 1.
Este novo elemento, que foi banido pela FIA em 2009, chama-se S-Duct ou conduta em forma de S e foi criado por engenheiros da Ferrari há mais de uma década. Pode agora chegar ao MotoGP, depois da Aprilia ter investido no seu pessoal técnico com elementos que em tempos fizeram parte do desporto de quatro rodas. Um deles é Marco de Luca.
O S-Duct permite que o ar passe pela mota, por dentro, e não por fora, como acontece actualmente. Com ele, a bicicleta ganha mais downforce, o que melhora o desempenho nas curvas, ao mesmo tempo que ajuda a melhorar a velocidade nas retas, levando o ar a ir pela frente até à parte de trás da moto, baixando assim a resistência da moto ao ar. Este componenten também foi avistado ontem na moto de Lorenzo Savadori.