
Novo Abarth 500e chega em junho e já sabemos os preços>
A Abarth apresentou aos jornalistas portugueses o primeiro modelo 100% elétrico da marca do Escorpião, o 500e, que vai chegar ao mercado nacional em junho, promete estilo irreverente, divertido e arrojado, combinado como uma experiência de condução emocionante e divertida.
Tendo por base o Fiat 500, o Abarth 500e está dotado de um motor elétrico capaz de debitar 155 cv e 235 Nm de binário máximo, que são enviados ao eixo dianteiro. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 42 kWh de capacidade, que pode suportar potências de carga rápida até 85 kW, o que permite repor até 80% da capacidade da bateria, em cerca der 35minutos.
Estes números permitem ao elétrico da marca do Escorpião atingir os 100 km/h a partir de uma imobilização antes de o condutor dar por isso, precisando apenas de sete segundos, o que parece bastante interessante, tendo em conta que o irmão 695, a gasolina é capaz de percorrer a mesma distância em 6,7 segundos.
Para além disso novo Abarth 500e promete ser também o mais rápido fora da cidade, por exemplo, em curvas sinuosas, onde pode acelerar de 40 a 60 km/h em apenas 1,5 segundos, ou seja, mais rápido do que a sua versão a gasolina, que perde cerca de 15 metros, atingindo 60 km/h um segundo mais tarde.
O primeiro modelo elétrico da Abarth apresenta uma distância entre eixos mais longa, o que permite um melhor apoio devido ao incremento da largura dos eixos, bem como um melhor equilíbrio entre estes oferecem uma melhor dinâmica de condução, proporcionando ao novo Abarth 500e uma resposta mais rápida, uma melhor entrada em curva e ainda uma maior velocidade de passagem e de saída destas.
Este Abarth elétrico está dotado de três modos de condução exclusivos que se concentram na performance, Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track, que permitem melhorar integralmente a configuração desportiva.
O modo Turismo permite uma aceleração mais suave e uma potência mais baixa (potência máxima de 100 kW em vez de 113 kW, binário de 220 Nm em vez de 235 Nm) para uma experiência de condução eficiente, mas excitante.
Já o modo de condução Scorpion Street oferece um desempenho de topo, maximizando, ao mesmo tempo, a travagem regenerativa, enquanto o modo Scorpion Track foi concebido para aqueles que procuram a máxima performance.


A Abarth revelou ainda que os modos Turismo ou Scorpion Street, beneficiam da funcionalidade de condução com recurso a um pedal apenas. Desta forma, o Abarth 500e desacelera sempre que se retirar o pé do acelerador e recupera a energia cinética que é depois convertida em eletricidade para recarregar a bateria.
Para além da performance elétrica, o Abarth 500e conta ainda com o som característico dos seus motores a gasolina, sinónimo de diversão e emoções intensas, não abdicando por isso do famoso e inconfundível rugido Abarth.
Para isso, este primeiro elétrico da Abarth está dotado da funcionalidade Sound Generator que acompanha o desempenho do motor, reproduzindo fielmente o som de um motor a gasolina da Abarth.
No interior, a Abarth dotou o seu primeiro elétrico de materiais de alta qualidade, com inserções em Alcantara e o logotipo Scorpion que permitem conferir mais beleza ao volante desportivo de três raios, que tem como inspiração o mundo das corridas, a que se juntam os bancos desportivos e um tabliê em Alcantara com um design funcional, que combina com as inserções do volante e os bancos desportivos.
Nota ainda para o painel de instrumentos digital de 7 polegadas, e para o ecrã central táctil do sistema de infoentretenimento com 10,25 polegadas.
A marca italiana conhecida pela sua performance, já fez saber que o novo Abarth 500e vai chegar ao mercado em junho com uma versão de lançamento, denominada ‘Scorpionissimo’, e que conta com duas cores exteriores, exclusivas, o Verde Acid e o Azul Poison, e que está dotada de jantes em liga leve de 18 polegadas, bem como tejadilho em vidro.
Quanto a preços, a Abarth revelou que a variante berlina tem um preço de 43.000 euros e a versão descapotável de 46.000 euros