Musk ataca António Guterres por apelar ao combate da desinformação na internet

Musk ataca António Guterres por apelar ao combate da desinformação na internet

  08 Feb 2023

“É mais provável que a ONU cause desinformação, em vez de evitá-la”, afirmou Musk, numa publicação no Twitter, respondendo a um excerto de um discurso na segunda-feira do secretário-geral das Nações Unidas

O dono do Twitter, Elon Musk, atacou a ONU depois de a organização internacional ter apelado a todos para fazerem mais pelo combate à desinformação na internet e, em particular, nas redes sociais.

“É mais provável que a ONU cause desinformação, em vez de evitá-la”, afirmou Musk, numa publicação no Twitter, respondendo a um excerto de um discurso na segunda-feira do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Nessa mensagem, António Guterres pediu mais ações contra a desinformação na internet e medidas contra o discurso de ódio nas redes sociais.

O chefe das Nações Unidas, depois de apresentar as prioridades, denunciou que as plataformas de redes sociais utilizam algoritmos que “amplificam ideias tóxicas e direcionam opiniões extremistas” para o centro do debate, mensagem que tem repetido nos últimos meses.

Questionado sobre a reação de Elon Musk, o porta-voz de António Guterres, Stéphane Dujarric, em declarações nesta terça-feira, sublinhou que as empresas “têm responsabilidade” pelo que é publicado nas suas plataformas e, por isso, “devem ser” responsabilizadas. “Recentemente, vimos tendências muito preocupantes nas plataformas de redes sociais, com desinformação sobre o clima, boatos a ser promovidos e desinformação deliberada”, precisou Stéphane Dujarric.

Questionado sobre se o secretário-geral da ONU gostaria de reunir-se com Musk para discutir o assunto, o porta-voz respondeu com um breve “não particularmente”, embora posteriormente tenha apontado que a ONU está sempre disposta a realizar reuniões.

Desde que Musk assumiu o Twitter e anunciou mudanças na rede social, vários funcionários das Nações Unidas manifestaram preocupação de que o novo rumo que Musk quer traçar implique o enfraquecimento do combate às notícias falsas e aos discursos de ódio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Would you like to receive notifications on latest updates? No Yes