
Ciclista espanhola de 19 anos morre atropelada por camião
Estela tinha 19 anos e era considerada uma promessa do ciclismo espanhol.
A ciclista Estela Domínguez, de 19 anos, morreu esta quinta-feira atropelada por um camião enquanto treinava na zona industrial de Salamanca, cidade onde estudava.
A notícia da morte foi confirmada pela Federação de Ciclismo espanhola, através de um comunicado:
“Lamentamos profundamente a morte de Estela Dominguez. Enviamos as nossas mais sinceras condolências à família, amigos e companheiros de equipa. Todo o ciclismo espanhol está de luto”, podia-se ler no comunicado.
Estela era filha do antigo ciclista Juan Carlos Domínguez e era apontada como uma promessa da modalidade. Competia pela equipa Sopela e estava agora a iniciar a sua carreira profissional enquanto ciclista.
O acidente aconteceu às 18:30, perto da zona industrial de Villares de la Reina, na periferia da cidade, na N620, junto à saída da autoestrada.
As causas ainda estão a ser investigadas, mas segundo o El País, fontes da subdelegação do Governo apontam para “uma distração” do camionista, embora o encadeamento pelo sol não esteja exluído.
O universo do ciclismo ficou em choque com a notícia da morte de Estela Domínguez.
O presidente da Federação de Ciclismo, José Luis López-Cerrón, ao El País, lamentou a morte de Estela, que conhecia desde criança por causa da amizade com o pai, Juan Carlos Domínguez.
“A menina viveu toda a vida a pedalar com o pai, era apaixonada por bicicleta. Ela começou a correr nas escolas e evoluiu muito”, conta.
A equipa que a representava, através do Twitter, também manifestou solidariedade com a família.
“Com imensa dor, soubemos que a nossa ciclista Estela Domínguez faleceu esta tarde, vítima de um atropelamento durante um treino. Acompanhamos a família nestes momentos terríveis. Descansa em paz.”
Dados da Direção-Geral de Trânsito (DGT) mostram que, entre 2012 e 2021, morreram 693 ciclistas em acidentes nas estradas espanholas.