Morreu Carlos Saura

Morreu Carlos Saura

  10 Feb 2023

Carlos Saura é considerado “um dos cineastas fundamentais da história do cinema espanhol”.

O realizador espanhol Carlos Saura morreu esta sexta-feira, aos 91 anos, vítima de uma insuficiência respiratória.

Carlos Saura era conhecido como o último realizador clássico do cinema espanhol. Destacou-se com um estilo que ia ser homenageado este sábado com o Prémio Goya de Carreira, que será agora entregue a título póstumo.

Quando o prémio foi anunciado, a academia destacou a “extensa e pessoalíssima contribuição criativa” de Carlos Saura “para a história do cinema espanhol desde finais dos anos 50 até à atualidade” e destacou como, com mais de 90 anos, continuava “ativo, em plena criatividade e a olhar para o futuro”.

A Academia de Cinema de Espanha, através do Twitter, recorda Saura como “uma das figuras fundamentais da história do cinema espanhol”.

Além de cineasta, Carlos Saura, nascido em Huesca, na região de Aragão, no nordeste de Espanha, em 1932, foi também escritor e fotógrafo.

Durante sete décadas de carreira, assinou mais de 50 filmes, entre eles a longa metragem “Fados”, um documentário de 2007 sobre o estilo musical português, com Mariza, Carlos do Carmo e Camané.

Parte da sua carreira foi feita durante a ditadura espanhola do general Francisco Franco, que terminou em 1975. Os filmes que realizou nessa época ficaram marcados pela forma como contornou a censura, recorrendo a símbolos e alegorias para abordar temas como a Guerra Civil espanhola (1936-1939) e a repressão franquista.

Com a instauração da democracia em Espanha, começou a abordar na sua obra as relações entre a música e a imagem e inaugurou com “Bodas de sangue”, de 1981, a sua série de musicais, entre os quais estão “Sevilhanas” (1991), “Flamenco” (1994), “Tango” (1997), “Fados” (2007) ou “Io, Don Giovanni” (2009), entre outros.

A sua última produção foi a curta-metragem “Francisco de Goya, os fuzilamentos de 3 de maio”, de 2021, em que recria um quadro do pintor espanhol.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Would you like to receive notifications on latest updates? No Yes