
Asteroide invade atmosfera da Terra e explode sobre o Canal da Mancha
O fenómeno, registado em vídeo, iluminou o céu em França e Inglaterra
Um asteroide explodiu sob o Canal da Mancha após ter entrado na atmosfera da Terra. O evento era esperado, algo que não acontece com frequência neste tipo de acontecimentos, segundo o jornal “The Telegraph”.
Eram 3h00 da madrugada de segunda-feira quando o asteroide foi visto a explodir, provocando um clarão no céu.
Os especialistas chamam este tipo de acontecimentos de “air burst” (explosão de ar). Esta foi apenas a sétima vez em que foi possível prever a hora e o local em que o evento ia acontecer.
O momento da explosão do asteroide, apelidado de Star2667, foi captado e partilhado nas redes sociais por várias pessoas.
A Agência Espacial Europeia afirmou que este foi “um sinal dos rápidos avanços na capacidade de deteção de asteroides”, tendo em conta que a agência já tinha previsto que o Star2667 aparecesse perto da cidade de Rouen, no norte de França, perto do Canal da Mancha.
A última vez que se conseguiu prever este tipo de acontecimentos foi quando um asteroide foi visto a sobrevoar a cidade de Ontario, no Canadá, em novembro do ano passado.
Mark Boslough, físico norte-americano do Laboratório Nacional dos Los Alamos, explicou que apesar de haver vários “airbusts” deste género durante o ano, é raro serem previstos ou conhecidos antes de sucederem.
Os especialistas consideram que a maioria destas “bolas de fogo” são inofensivas, sendo que nenhum fragmento atinge a Terra na maioria das vezes.
No entanto, a NASA e a ESA mantêm o céu sob vigilância a todas as horas de todos os dias. Nunca houve uma situação realmente ameaçadora.