Proteo era um dos 10 cães enviados pelo Governo mexicano para ajudar nas buscas e salvamento das vítimas do sismo na Turquia. O anúncio da morte do canino foi feito através da rede social Twitter.
A secretaria da Defesa Nacional do México (Sedena) comunicou na rede social Twitter a morte de Proteo, um cão que foi enviado para a Turquia para ajudar nas buscas e salvamento das vítimas.
Foi com grande pesar que o Governo de México deu a notícia.
“Cumpriste com a tua missão como membro da delegação mexicana na busca e resgate dos nossos irmãos na Turquia. Obrigado pelo teu trabalho heroico!”, escreveu o SEDENA na conta do Twitter.
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros também reagiu, Marcelo Ebrard lamentou a morte do animal e salientou que Proteo “dignificou o nome do México e do nosso povo”.
O Exército mexicano preparou uma homenagem a Proteo que acabou por morrer a ajudar a salvar vidas, dedicando-lhe um minuto de silêncio e vários aplausos.
Não foi divulgada a causa da morte do canino, o que se sabe é que terá sido durante o trabalho de resgaste nos escombros.
O México enviou 10 cães de resgaste do Exército preparados para buscas e salvamento, depois do sismo ocorrido na Turquia e na Síria.