
Gasolina e diesel dizem adeus em 2035. Parlamento Europeu aprova medida
Venda apenas de carros eletrificados contou com 340 votos, contra 279 votos e 21 abstenções.
Os automóveis a gasolina e diesel deixarão de fazer parte dos concessionários a partir de 2035. O Parlamento Europeu votou esta terça-feira e aprovou a medida com 340 votos, contra 279 votos e 21 abstenções.
Presente na votação, a eurodeputada Sara Cerdas foi uma das que votou a favor da venda exclusiva de veículos eletrificados a partir de 2035.
“Chegou a altura da União Europeia responsabilizar-se pelas emissões e de tomar a liderança a nível mundial do combate às alterações climáticas. O setor dos transportes representa 25% do total de emissões de carbono na Europa e os carros, carrinhas e outros veículos pesados são responsáveis por mais de 70% das emissões nas nossas estradas”, começou por referir.
“A ligação entre o ambiente e a nossa saúde é evidente: um quarto das mortes a nível mundial são causadas por problemas ambientais, a poluição do ar é responsável por 10% dos cancros na Europa e 1 grau de aumento na temperatura média leva a 2% maior risco em acidentes cardio vasculares. Este é um momento histórico, a legislação que hoje [dia 14 de fevereiro] aprovamos dá mais um passo na luta contra as alterações climáticas e responde aos consecutivos apelos dos cidadãos”, acrescentou Sara Cerdas.
[Notícia em atualização]
Seja sempre o primeiro a saber.Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS