
Morreu um dos 12 jovens tailandeses resgatados de uma gruta em 2018
Duangpetch Promthep, de 17 anos, foi encontrado inconsciente no seu quarto, no Reino Unido, onde vivia desde agosto de 2022, e acabou por morrer no hospital esta terça-feira.
Duangpetch Promthep, um dos 12 elementos de uma equipa de futebol da Tailândia que ficou presa numa gruta em 2018, foi encontrado sem vida no seu quarto, no Reino Unido.
O jovem de 17 era o capitão dos Wild Boars-nome da equipa tailandesa que representava em 2018- e foi um dos principais rostos do resgate que centrou as atenções do mundo há cinco anos.
Causa da morte ainda não foi identificada
No passado domingo foi encontrado inconsciente no seu dormitório e foi prontamente transportado para o hospital, onde acabou por morrer na terça-feira, segundo informações recolhidas pela BBC junto de habitantes da cidade natal do jovem.
As investigações à causa da morte ainda estão em curso, mas ao que tudo indica terá sofrido uma lesão na cabeça.
Entretanto, a morte foi confirmada pela mãe do adolescente que informou o Templo Wat Doi Wao, localizado na cidade de Chiang Rai. Esse era o local sagrado que o jovem e os antigos companheiros frequentavam habitualmente quando jogavam juntos.
Duagpetch Promthep, conhecido como Dom entre os amigos e familiares, vivia no Reino Unido desde agosto passado, altura em que lhe foi atribuída uma bolsa escolar que lhe permitiu ingressar na Academia de Futebol do Colégio de Broke House, na cidade de Leicestershire.
O resgate que correu o mundo
A 23 de junho de 2018, 12 atletas com idades entre os 11 e os 16 anos, juntamente com o seu treinador, decidiram visitar a caverna de Tham Luang, na cidade de Chiang Rai, após um treino de futebol.
Aquele era um dos locais favoritos dos jovens, mas dessa vez a visita não correu como era expectável. Uma tempestade inesperada abateu-se sobre o local e inundou a caverna, bloqueando a saída.
Os jovens ficaram encurralados e só puderam ser salvos por mergulhadores ao fim de nove dias. Durante esse período, milhares de pessoas estiveram envolvidos nos trabalhos de busca e salvamento.
- Cronologia do resgate de 13 jovens em gruta da Tailândia
Episódio deu origem a filmes e documentários
Após o mediático salvamento, várias produções audiovisuais foram desenvolvidas com o intuito de retratar todo o processo que os 12 jovens e o treinador atravessaram ao longo dos nove dias.
A Discovery Channel produziu um documentário intitulado “O resgate na Tailândia”, que estreou em Portugal no de 2018.
A gigante Netflix estreou no ano passado a minissérie “O Resgate na Caverna Tailandesa”. O enredo, fiel aos factos, é desenvolvido ao longo de seis episódios de uma hora cada.
Outra grande produção inspirada no resgate de 2018 foi o filme “Treze Vidas-O Resgate”, realizado por Ron Howard. A longa-metragem contou com a participação de vários atores tailandeses e ainda com nomes como Colin Farrel, Viggo Mortenses, Joel Edgerton, Tom Bateman, entre outros.
Destaque ainda para o filme de Tom Waller, o “Milagre na Caverna” e o documentário da National Geographic “Operação: Resgate na Tailândia”.