Exclui mulher e filhas da herança, mas tribunal “mete a colher”

Exclui mulher e filhas da herança, mas tribunal “mete a colher”

  16 Feb 2023

Entre marido e mulher não se mete a colher? Um tribunal britânico não achou o mesmo e, por isso, decidiu a favor da viúva num caso de herança.

“Até que a morte nos separe”. E separou mesmo, já que nem 66 anos de casados valeram a uma mulher parte da herança do marido. No testamento que deixou, o homem excluiu a mulher e as quatro filhas, deixando o património só aos dois filhos. Mas a justiça britânica decidiu que não podia ser bem assim.

Karnail Singh morreu em 2021 e o seu desejo foi deixar o património no valor de um milhão de libras (cerca de 1,1 milhões de euros) “apenas aos herdeiros masculinos”.

O testamento estava escrito desde 2005 e deixava de fora a mulher, Harbans Kaur, com quem casou em 1955, e as quatro filhas. Mas a justiça interveio.

“Depois de um casamento de 66 anos, para o qual ela contribuiu plenamente (…) ficou com quase nada”, argumentou o tribunal.

A justiça decidiu, por isso, dividir o património, ficando a mulher de 83 anos com 50% do património.

Ao jornal britânico The Guardian, o advogado Heledd Wyn afirmou que a decisão do tribunal deve ser considerada como um aviso.

“Esta decisão evidencia que as pessoas não podem simplesmente ser deixadas de fora dos testamentos, especialmente cônjuges que contribuíram durante um número significativo de anos”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Would you like to receive notifications on latest updates? No Yes